Na maioria das cidades brasileiras, a expansão urbana não é acompanhada de processos de planejamento e gestão satisfatórios, gerando, entre outras consequências, cenários de degradação social e ambiental que afetam direta e negativamente a qualidade de vida da população. É fundamental um olhar atento das equipes gestoras públicas para essas questões, uma vez que a importância das áreas verdes urbanas vai além do aspecto contemplativo, pois estão intimamente relacionadas aos serviços ecossistêmicos essenciais à saúde e à qualidade de vida nas cidades.

Além de prevenir esses eventos, as áreas verdes nas cidades trazem inúmeros benefícios como proteção de nascentes e mananciais, abrigo de fauna, valorização das paisagens urbanas, incrementos no turismo, recreação, moderação da temperatura e melhoras para a saúde e bem estar.

Para ampliar a quantidade e qualidade das áreas verdes urbanas no Brasil, o Ministério do Meio Ambiente criou o Programa Cidades+Verdes, como um dos eixos da Agenda Nacional de Qualidade Ambiental Urbana, cujo objetivo é melhorar a qualidade de vida nas cidades, onde vivem 85% dos brasileiros.

Ao longo do último ano o Projeto ANDUS apoiou na concepção e teste da ferramenta CAU (Cadastro Ambiental Urbano), desenvolvida pelo MMA. O CAU é uma ferramenta de georreferenciamento que apoia a identificação, mapeamento e qualificação das áreas verdes urbanas, em plataforma digital, e faz parte do Programa Cidades+Verdes.

Esse aplicativo permite o acesso à localização, informações e características das áreas verdes cadastradas pelos municípios e pelo DF, com o objetivo de incentivar o uso destes espaços.

Desenvolvido em plataforma web e aplicativo, é possível, de forma gratuita, cadastrar as áreas verdes urbanas e os espaços potenciais para criação de novas áreas verdes. O aplicativo também possibilita que agentes avaliem os atributos de segurança, lazer, condição ambiental e a infraestrutura das áreas verdes. Além disso, é possível emitir alertas sobre perigos e ações necessárias nas áreas visitadas, contribuindo para a sua gestão.