Sai de cena o companheiro Günther Wehenpohl, aos 69 anos, vítima da Covid-19

imagem gunther

Com imenso pesar comunicamos o falecimento do amigo Günther Wehenpohl na madrugada deste sábado, 26 de junho, vítima de complicações da Covid-19. Após travar uma batalha de 35 dias contra a doença, Günther sai de cena aos 69 anos e deixa a esposa, uma filha e uma neta.

Günther dirigia o projeto ANDUS – Apoio à Agenda do Desenvolvimento Urbano Sustentável no Brasil – última posição de uma longa trajetória na GIZ, iniciada há 24 anos no México. Lá, conduziu projeto na área de resíduos sólidos, sua maior especialidade como engenheiro civil. Ao longo desse período, Günther atuou ainda na GIZ Central, na Costa Rica e no Egito. Antes da colaboração para a GIZ, foi voluntário das Nações Unidas em Guiné Bissau e professor universitário.

O Diretor Nacional da GIZ no Brasil, Michael Rosenauer, conta que sua trajetória e a de Günther se cruzaram em diferentes momentos na empresa. “Sempre lembrarei de sua extraordinária competência profissional, clareza e convicção na luta pelo progresso social, econômico e ambiental junto com muitos parceiros na América Latina e na África. Hoje perdemos um amigo excepcional”, lamenta.

Günther inspirou diversas pessoas ao longo da sua trajetória e a equipe do Projeto ANDUS agradece pelos momentos bons e de aprendizado ao longo dessa jornada. Seguiremos com dedicação e comprometimento para continuar sua missão de construir um mundo mais justo e bom. Agradecemos à sua família por nos emprestá-lo para tanto e prestamos nossa solidariedade e sentimentos neste momento.

A Cooperação Alemã não se despede apenas de um profissional extraordinário, com imensa contribuição para a construção de um mundo – e de um Brasil – mais justo e solidário. Despede-se também de um grande amigo; um homem sábio, corajoso, íntegro e amável que estará sempre em nossa memória e que merece todas as nossas homenagens.

 

Gross und stark ist dein Körper auf die Welt gekommen 

Grösser und stärker bist du mit jedem Tag geworden 

 

Die Welt hat dir den Weg nicht bereitet 

Du hast ihn gebaut 

Mit deinen Händen, die sich gerne schmutzig machten 

MIt deinen Augen, die den Blick für das Wesentliche hatten 

Mit deinen Füssen, deren Spuren unser Kompass sind, 

Mit deinem Rücken, der Halt gab 

Mit deinem Herzen, das die Welt wie ein sanfter Riese umfasste. 

 

Gross bist du auf die Welt gekommen 

Grösser hast du dich von ihr verabschiedet 

Grösser hast du mich, hast du uns werden lassen.  

-

Grande e forte, seu corpo veio ao mundo 

Maior e mais forte você se tornou a cada dia que passou 

 

O mundo não preparou o caminho para você 

Você o construiu 

Com suas mãos que gostavam de se sujar 

Com seus olhos que viram o que era importante 

Com seus pés cujos rastros são nossa bússola 

Com suas costas que deram apoio 

Com seu coração que abraçou o mundo como um gigante gentil. 

 

Grande você veio ao mundo 

Maior você disse adeus 

Quanto maior você me fez, maior você nos fez.

  

Equipe ANDUS