ANDUS e projetos da transformação urbana participam do Connected Smart Cities 2021

Logo Connected Smart Cities

O Projeto ANDUS irá participar do evento Connected Smart Cities 2021, realizado entre 1º e 3 de setembro, no formato virtual. O projeto apresentará um painel sobre o processo de construção da Carta Brasileira para Cidades Inteligentes (CBCI), desde o lançamento, os primeiros resultados, os desafios de processos colaborativos de implementação e desdobramentos. A apresentação será no palco digital Santos, em 1º de setembro, das 16h às 17h45.

A Carta começou a ser elaborada em agosto de 2019 de forma colaborativa por participantes de vários setores da sociedade – como o poder público, universidades, representantes da sociedade civil organizadas, especialistas e empresas do segmento de inovação. Além disso, apresenta oito objetivos estratégicos para a construção de uma agenda pública comum e articulada. A Carta foi apresentada no Connected Smart Cities 2020 e lançada oficialmente em dezembro do mesmo ano. Clique aqui para fazer o download da Carta.

Em um segundo momento, os projetos de transformação urbana da GIZ (ANDUS, ProteGEEr, ProEESa, Felicity, C40 – CFF) vão discutir sobre como o tema da transformação digital nas cidades e nos setores urbanos se conecta com outras pautas, como a agenda ambiental e mudança do clima. Esse debate será realizado no palco digital Brasília, em 03 de setembro, das 11h às 12h45.

O Connected Smart Cities 2021 conta com a participação de especialistas dos eixos temáticos explorados (cidades participativas e engajadas, mobilidade, análise de dados, conectividade, urbanismo sustentável, conectividade e integração entre outros) e visa apresentar experiências concretas de iniciativas realizadas ao redor do mundo, procurando maneiras de adaptar conceitos, além de criar novos, para tornar as cidades do Brasil cada vez mais resilientes.

Outros projetos da parceria Brasil-Alemanha, implementados pela GIZ, como o Projeto Eficiência Energética no Desenvolvimento Urbano Sustentável (EEDUS) e o Projeto Sistema de Propulsão Eficiente (PROMOB-e) vão participar do evento com apresentação de painéis específicos.

Para mais informações, acesse o site oficial do Connected Smart Cities 2021.