Secretaria Nacional de Saneamento abre inscrições para cursos gratuitos sobre Gestão Sustentável de RSU

banner_moodle_1_21.10-02.jpg

Estão abertas as inscrições para os cursos autoinstrucionais “Fundamentos e Premissas-Chave para a Gestão Sustentável de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU)” e “Tratamento e Valorização de RSU”. 

Ambos os cursos objetivam o desenvolvimento de habilidades multidisciplinares que fomentem tomadas de decisão adequadas na gestão de resíduos municipal, considerando os marcos definidos no Marco Legal do Saneamento Básico e na Política Nacional de Resíduos Sólidos, entre outros instrumentos legais. 

O primeiro curso “Fundamentos e Premissas-Chave para a Gestão Sustentável de Resíduos Sólidos Urbanos”, tem por objetivo oferecer conhecimentos básicos e fundamentais para prover a sustentabilidade econômico-financeira no manejo de RSU, soluções regionalizadas, a importância do encerramento dos lixões e de uma gestão sustentável de resíduos.  

Já o curso “Tratamento e Valorização de Resíduos Sólidos Urbanos” traz um aprofundamento técnico e na tomada de decisão sobre rotas tecnológicas, tratamento e valorização dos resíduos e seus respectivos impactos nas emissões de gases de efeito estufa.  

O prazo para as inscrições encerra dia 4 de novembro, e as aulas ocorrerão de 5 de novembro a 1º de dezembro. Cada curso tem cerca de 20 horas de duração. 

Inscreva-se por meio dos links abaixo: 

Fundamentos e Premissas Chave para a Gestão Sustentável de RSU 

Tratamento e Valorização de Resíduos Sólidos Urbanos

-

Essa iniciativa é fruto de uma parceria entre a Secretaria Nacional de Saneamento do Ministério do Desenvolvimento Regional, com a Fundação Nacional da Saúde (Funasa), no âmbito do projeto de cooperação técnica ProteGEEr, financiado pela Iniciativa Internacional pelo Clima (IKI) e implementado por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH.