Semana Nacional de Desenvolvimento Urbano Sustentável discute os 20 anos do Estatuto da Cidade e futuro da agenda urbana brasileira

2021 12 16 10 30 50 Apresentação de Slides do PowerPoint Apresentação1

Em 2021, o Estatuto da Cidade completou 20 anos de existência. Considerando a importância desse marco para o urbanismo no Brasil, o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), em parceria com o Instituto de Pesquisa Aplicada (Ipea) e a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ), no âmbito do Projeto ANDUS, promoveu uma série de eventos com o objetivo de discutir os caminhos para uma agenda urbana mais sustentável.

Realizada entre 6 e 10 de dezembro, a Semana Nacional de Desenvolvimento Urbano Sustentável – 20 anos do Estatuto da Cidade: aprendizados e caminhos para a agenda urbana brasileira contou com mais de 580 pessoas inscritas para participar do debate sobre o futuro da agenda de desenvolvimento urbano sustentável no Brasil.

Durante os eventos, foram apresentadas diversas conquistas obtidas pela equipe do Projeto ANDUS no ano de 2021, como a primeira versão dos Objetivos do Desenvolvimento Urbanos Sustentável (ODUS) e os resultados e histórias de impacto do processo de mentoria aos municípios. A programação também incluiu exposições sobre os avanços na agenda urbana brasileira, à luz do Estatuto da Cidade, e um diálogo com Ipea sobre a governança interfederativa na Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU).

A Semana Nacional de Desenvolvimento Urbano Sustentável foi o primeiro grande evento promovido na ReDUS e proporcionou uma experiência exclusiva para quem participasse através da plataforma. Todas as apresentações utilizadas pelos(as) palestrantes estão disponíveis no ambiente virtual do evento na ReDUS, na seção Biblioteca. Além disso, os links para as gravações das atividades no YouTube do MDR estão disponíveis na seção Cronograma, separados por dia de apresentação. Para acessar, clique em “Visualizar etapas concluídas” e “ver etapa”.

Ao longo dos cinco dias de programação, as atividades da Semana contabilizaram mais de 900 acessos e os números no YouTube do MDR ultrapassam as mil e trezentas visualizações até o momento da publicação deste texto.

A equipe ANDUS agradece o interesse e participação de todas e todos na Semana Nacional de Desenvolvimento Urbano Sustentável. O evento não teria sido tão bem sucedido sem o engajamento de vocês!

Continue acompanhando o website do Projeto ANDUS.