5ª edição da Semana do Transporte e da Mudança Climática começa em 9 de maio

card tccweek2

A 5ª edição da Semana do Transporte e da Mudança Climática – ou TCCW, na sigla em inglês – será realizada entre 9 e 13 de maio. O evento oferecerá espaços para o desenvolvimento de capacidades e o intercâmbio de experiências entre representantes de governos nacionais e subnacionais de todas as partes do mundo, além de contar com especialistas de renome internacional em soluções para a transformação do transporte. Dentre os temas que serão debatidos estão: descarbonização, digitalização, gênero e direitos humanos, financiamentos e outros. 

Na quarta-feira, 11 de maio, a perspectiva da Ásia e América Latina irá guiar o diálogo a nível global, com a transmissão on-line das atividades como parte do programa geral. A programação da agenda global pode ser acompanhada via streaming, e parte da programação presencial que ocorrerá em Bogotá, na Colômbia, também será transmitida.

No dia 12 de maio, entre 11:30 e 13:30 (CET Bogotá), que no Brasil corresponde à 15:30 às 17:30 (horário de Brasília), será possível acompanhar a sessão “Projetos Financiáveis: o que fazer e não fazer?”. O objetivo da sessão é demonstrar, utilizando exemplos de casos reais, como propor e estruturar projetos de mobilidade urbana aptos à financiamento. Para isso, serão compartilhadas experiências exitosas. Isso, a partir de duas perspectivas diferentes - da cidade (proponente) e dos bancos (financiadores) por meio de uma metodologia peer-to-peer.

A abertura da sessão será realizada pela diretora do projeto FELICITY, Financing Energy for Low-Carbon Investment – Cities Advisory Facility, a primeira iniciativa conjunta da GIZ tendo o Banco Europeu de Investimentos (BEI) como parceiro de implementação. Entre os projetos que serão apresentados está o projeto da Linha 13 - Jade do Metrô de São Paulo, com participação do Banco Europeu de Investimentos (BEI) e a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), e o projeto Cicloalameda Medio Milenio de Bogotá, com a participação do Banco Alemão (KfW) e da Secretaria de Mobilidade do Distrito de Bogotá.

Ainda no dia 12/05, a pergunta “Como ampliar investimento em transporte e mobilidade urbana?” orientará toda a programação presencial da TCCW. Duas delas organizadas pelo Programa EUROCLIMA+, a primeira “Financiamento climático no setor de transporte”, com participação do Ministério de Desenvolvimento Regional, que dialogará com o Ministério de Transporte e Telecomunicações do Chile sobre o desafio de promover projetos sustentáveis, descarbonizar o setor e ampliar investimentos. Já a segunda sessão “Pitch de planos e projetos” promoverá o encontro entre proponentes de projetos e instituições de financiamento multilaterais.

Para fechar a agenda, será promovido um diálogo entre as capitais Bogotá/Colômbia e Cidade do México e o estado de Jalisco, ambos no México. O objetivo da sessão será compartilhar experiências sobre financiamento multisetorial para promover o transporte público coletivo, o transporte ativo e a transição para a mobilidade elétrica da frota veicular.

Para se inscrever e saber mais detalhes da programação global e acompanhar a sessão Projetos Financiáveis: o que fazer e não fazer, clique aqui. Para acessar o conteúdo das sessões presenciais após a realização do evento entre em contato com a equipe organizadora.