Resultado do processo de seleção de municípios: mentoria e capacitação em instrumentos para o desenvolvimento urbano sustentável

Congratulamos a todos os municípios que apresentaram projetos para mentoria participativa em instrumentos para desenvolvimento urbano sustentável. Foram 126 propostas, muito competitivas, sendo que 118 delas tinham o conjunto mínimo de informações para serem válidas.

Isso é uma demonstração da importâncias de iniciativas como o Projeto de Apoio à Agenda Nacional de Desenvolvimento Urbano Sustentável no Brasil (ANDUS), que visa apoiar atores nos níveis federal, estadual e municipal na implementação de estratégias de desenvolvimento e gestão urbana sustentável, considerando as agendas internacionais pactuadas pelo Brasil, em especial a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e a Nova Agenda Urbana (NAU).

Os resultados deste processo contribuirá para a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU), capitaneada pelo MDR também com apoio da GIZ no seu processo participativo.

Conforme estabelecido na chamada, as propostas foram avaliadas dentro dos critérios e premissas de inclusão e equilíbrio entre todas as realidades presentes de tipologias de municípios, biomas, e regiões geográficas do Brasil. Privilegiou-se também municípios liderados por prefeitas e propostas lideradas por mulheres e os municípios mais vulneráveis do país, como aqueles parte do G100 da Frente Nacional de Prefeitos (FNP).

Neste sentido, os municípios selecionados são: Amajarí/RR, Aracaju/SE, Arapiraca/AL, Cametá/PA, Caruaru/PE, Juiz de Fora/MG, Manaus/AM, Maringá/PR, Naviraí/MS, Rio de Janeiro/RJ, São Nicolau/RS e Sobral/CE. Também integrará o processo de mentoria o Cioeste (Consórcio Intermunicipal da Região Oeste Metropolitana de São Paulo).

Estes municípios se somarão aos seis municípios da primeira fase do projeto: Anápolis/GO, Campina Grande/PB, Eusébio/CE, Fortaleza/CE, Hortolândia/SP e Tomé Açu/PA.

Parabenizamos os selecionados e engajamos os demais municípios que continuem acompanhando nosso website.

Em breve lançaremos mais ações e contamos com sua participação.