ANDUS e Prefeitura de Anápolis dialogam sobre instrumentos urbanos ambientais e a cidade

Anápolis card

O Projeto ANDUS, em parceria com a Prefeitura de Anápolis (GO), promoverá nesta quarta-feira (19) um webinar para debater sobre instrumentos urbanos ambientais e a cidade.

Hoje, às 14:30, o Projeto ANDUS da Cooperação Brasil-Alemanha irá fazer, em parceria com a Prefeitura de Anápolis, um webinário sobre soluções baseadas na natureza com foco nas cidades. Serão apresentadas experiências de Anápolis e de Salvador e instrumentos ambientais como o ZAM, o SAV e a AbE. Já sabe o que esses acrônimos significam? Curioso pra entender essas abordagens? Acompanhe o nosso webinário pelo Canal do YouTube da Prefeitura de Anápolis.

O evento será transmitido ao vivo no Youtube da Prefeitura de Anápolis. Para acessar, clique aqui: https://youtu.be/586w8-78fIM

Anápolis está entre os seis municípios do Brasil que participam do projeto-piloto para integrar as atividades de mentoria e capacitação em desenvolvimento urbano sustentável no Brasil. Além do município de Goiás, Campina Grande (PB), Eusébio (CE), Fortaleza (CE), Hortolândia (SP), Tomé-Açu (PA) fazem parte do processo, que terá a adição de mais 10 municípios na sua segunda fase.

Os projetos-piloto funcionam como instâncias onde as práticas de planejamento urbano e seus instrumentos são aprimorados e testados, com possibilidade de replicabilidade.

Programação:

14h30 - 14h50: Abertura Oficial

Secretário Municipal Mario Douglas Ribeiro (Prefeitura de Anápolis/GO) + Cônsul William O'Dweyer (Embaixada) + Lais Andrade Barbosa de Araújo (Diretora do CGDRU/MDR) + Günther Wehenpohl (Diretor do Projeto ANDUS/GIZ)       

14h50 - 15h: Apresentação Inicial

Thomaz Ramalho (Assessor Técnico do Projeto ANDUS/GIZ) + Nathan Belcavello de Oliveira (Geógrafo e Analista de Infraestrutura/MDR)    

15h - 15h20:  Soluções baseadas em Ecossistemas (AbE). A experiência de Salvador/BA

Paula Moreira (Projeto ProAdapta/GIZ) + Wolfram Lange (TerraGIS/Consultor)

15h20 - 15h40 - O Zoneamento Ambiental Municipal (ZAM)

Cristiane Borda Pinheiro (Praxis/Consultora)     

15h40-16h: Desenvolvimento de Soluções Sustentáveis no Sistema de Áreas Verdes Urbanas (SAV) de Anápolis/GO

Thiago Freitas Vitorino (Assessor Ténico da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Habitação e Planejamento Urbano da Prefeitura de Anápolis/GO)             

16h - 16h20: Reabilitação dos Serviços Ecossistêmicos na Paisagem de Anápolis/GO

Antônio Zayek (Projeto ANDUS/GIZ - Consultor)

16h20 - 17h20: Perguntas e Respostas

17h20 - 17h30: Encerramento e Agradecimentos

Thomaz Ramalho (Assessor Técnico Projeto ANDUS/GIZ) + Nathan Belcavello de Oliveira (Geógrafo e Analista de Infraestrutura do MDR)