Oficina Nacional deu início ao processo participativo de construção da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU)

logo pndu

 

Nos dias 25 e 26 de maio foi realizada a primeira Oficina Nacional de Formulação dos Objetivos de Desenvolvimento Urbano Sustentável (ODUS), que servirão de base para a elaboração da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU).

O evento online foi coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), com apoio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, por meio do Projeto ANDUS, e do WRI Brasil.

Durante dois dias de debates intensos, compartilhamento de ideias e trocas de experiências entre representantes do MDR, órgãos do governo federal, organizações multilaterais e associações de prefeitos e prefeitas, os participantes foram divididos em oito subgrupos, nos quais tiveram oportunidade de debater ações que consideram essenciais no desenvolvimento urbano no território brasileiro. Foram elaborados objetivos e metas e elencados prioridades e gargalos a serem resolvidos em relação ao tema. O resultado foi compartilhado em uma sala virtual com todos os envolvidos.

A partir da Oficina Nacional, as três instituições implementarão um processo participativo em várias etapas. A próxima será a realização de cinco oficinas, uma para cada região do País.

 

OFICINAS REGIONAIS

Após os dois dias de debate com colaboradores em âmbito nacional, o processo de formulação da PNDU segue para novas etapas, sobretudo com as oficinas regionais. A primeira será realizada com a Região Sul, nos próximos dias 16 e 17 de junho. 

Confira o calendário das oficinas regionais abaixo:

 

Além disso, com o objetivo de ampliar a participação, conferências livres serão realizadas no início de julho, visando escutar diferentes segmentos da sociedade civil organizada.

 

TEXTO BASE

Este documento é um convite para trabalharmos coletivamente. É também um texto de apoio para formularmos de maneira conjunta a agenda brasileira para o desenvolvimento urbano sustentável. Essa agenda é importante porque irá orientar a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU), que está em processo de formulação. Acesse aqui o Texto Base.

 

Saiba mais sobre a PNDU no website do MDR!