O Projeto ANDUS se divide em 4 componentes horizontalmente vinculados que abordam os seguintes conteúdos:

  • Aprimoramento de Desenvolvimento Urbano Sustentável (DUS)
  • Projetos-piloto com municípios
  • Gestão de conhecimentos
  • Parcerias urbanas estratégias

 

Linhas de atuação

 

Aprimoramento dos instrumentos de Desenvolvimento Urbano Sustentável

Apoio na elaboração de uma política e estratégia nacional de desenvolvimento urbano sustentável na esfera federal, considerando recomendações para o aprimoramento dos instrumentos de gestão urbana, tais como o Plano Diretor (PD), oZoneamento Ambiental Municipal (ZAM), o Cadastro Territorial Multifinalitário (CTM), a construção da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU) e a Carta Brasileira de Cidades Inteligentes (Carta).

 


 
Projetos-piloto

O Projeto ANDUS desenvolve ações-piloto em parceria com municípios selecionados, implementando estratégias, diretrizes e instrumentos de desenvolvimento urbano. Os municípios selecionados representam parte da diversidade brasileira, auxiliando na construção de abordagens e metodologias que podem ser replicadas em diferentes contextos.

 projetos piloto mapa

 


 

Gestão de conhecimento, comunicação e difusão

O projeto ANDUS apoia a gestão de conhecimento, fortalecimento de capacidades e difusão de experiências e resultados. Faz parte a elaboração de módulos de capacitação e da Rede para Desenvolvimento Urbano Sustentável (ReDUS) para multiplicar os resultados do projeto.

 

logo redus

 


 

Parcerias Urbanas Estratégicas

Apoio à Parceria Urbana Brasil-Alemanha. Fomento de trocas e diálogos internacionais, concepções e experiências relativos à Nova Agenda Urbana, a Agenda 2030, Cidades Inteligentes, etc.