Na segunda etapa de implementação, a atuação do Projeto ANDUS foca na implementação de estratégias coordenadas para o desenvolvimento urbano sustentável, incluindo estratégias de mitigação e adaptação às mudanças do clima. O objetivo é integrar ações climáticas e mecanismos de cooperação entre os Ministérios respostáveis pela pauta climática urbana e o nível municipal.
O Projeto ANDUS apoia na estruturação das seguintes iniciativas de âmbito nacional:
O Governo Federal do Brasil está sendo elaborado o Plano Nacional sobre Mudança do Clima (Plano Clima) 2024-2030 em apoio à implementação da Política Nacional sobre Mudança do Clima (PNMC) e das Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs). Tais frentes estão sob a coordenação geral do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e sob a coordenação técnico-científica do Ministério das Ciências e Tecnologia (MCTI).
O Programa Cidades Verdes Resilientes (PCVR) é uma iniciativa coordenada pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, com apoio do Ministério das Cidades e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e implementado pela GIZ Brasil, no intuito de promover políticas que visem o desenvolvimento sustentável e resiliente nos municípios brasileiros visto os eventos e impactos da mudança climática.
A Coalizão para o Desenvolvimento Urbano Sustentável da Amazônia é uma iniciativa estabelecida pela Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP), Projeto ANDUS e WRI Brasil, em conjunto com o Ministério das Cidades (MCID) e o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), com o propósito de fortalecer a agenda amazônica para o desenvolvimento urbano sustentável.