Fórum das Cidades Amazônicas é realizado em Belém com apoio do Projeto ANDUS

card cidades amazônicas

Na última quinta e sexta-feira (3 e 4), prefeitos, prefeitas e lideranças governamentais da região Amazônica se reuniram em Belém, no Pará, para o Fórum das Cidades Amazônicas. Promovido pela Prefeitura de Belém, o evento ofereceu um espaço para debates sobre os desafios urbanos na Amazônia e a importância dos governos locais para fortalecimento de uma urbanização sustentável nos municípios da região.

A promoção do desenvolvimento urbano sustentável na Amazônia é um dos principais focos da extensão do Projeto ANDUS, que aproveitou a ocasião do Fórum para anunciar oficialmente a mentoria de ordenamento territorial municipal na Amazônia e a criação da Coalização FNP-GIZ-WRI, que propõe iniciativas conjuntas para visibilizar as cidades e demandas dessa região.

O evento serviu também como uma prévia para a Cúpula da Amazônia, organizada pela Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), a ser realizada em 8 e 9 de agosto, na capital paraense. Durante o Fórum, governantes locais de oito países da América Latina, além de integrantes da sociedade civil e outras autoridades, construíram e assinaram uma carta que será levada aos presidentes dos países da Cúpula. Leia na íntegra da carta aqui.

O projeto ANDUS e a Mirá Design de Organizações produziram alguns painéis gráficos que sintetizam um pouco das discussões realizadas em diversas mesas no Fórum. Acesse abaixo:

----

O Fórum das Cidades Amazônicas é uma iniciativa da prefeitura de Belém, com o apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ), e em coordenação com a Frente Nacional de Prefeitos (FNP), a ABM, o WRI Brasil, o Governo do Estado do Pará, a Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República (SRI/PR), o Ministério das Cidades (MCID), o Ministério do Meio Ambiente e Mudança de Clima (MMA), a Federação das Associações de Municípios do Estado do Pará (FAMEP) e ICLEI - Governos Locais pela Sustentabilidade.