Com o objetivo de selecionar projetos de infraestrutura urbana focados em resiliência, adaptação e mitigação climática, o C40 Cities Finance Facility (CFF) acaba de lançar uma nova chamada direcionada às cidades do Sul Global. As submissões de projetos devem ser feitas no site do C40/CFF até dia 15 de fevereiro de 2025.
O lançamento oficial da nova fase do C40/CFF foi realizado durante o Urban 20 (U20), no Rio de Janeiro, no último dia 16 de novembro. Participaram da cerimônia o Prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, e da Prefeita de Paris, Anne Hidalgo.
A iniciativa é implementada através da parceria entre o C40 e a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH e visa auxiliar as cidades no desenvolvimento de projetos de infraestrutura climática, além de desenhar caminhos para financiá-los. O CFF trabalha para apoiar as autoridades municipais em projetos que coloquem os interesses das cidades e de seus habitantes em primeiro lugar.
Processo de seleção
Esta é a quarta fase de chamadas do C40/CFF, projetada especificamente pra cidades do Sul Global, em busca de projetos de infraestrutura urbana nas principais áreas de resiliência, adaptação e mitigação, incluindo: soluções baseadas na natureza, infraestrutura verde e azul, energia renovável e edifícios, mobilidade sustentável e gestão sustentável de água e de resíduos sólidos.
Após a fase de submissões de propostas, o processo seletivo segue para a etapa de análise de elegibilidade dos projetos (detalhes sobre os critérios de elegibilidade aqui) e de avaliação dos documentos enviados. Uma primeira lista da projetos pré-selecionados será divulgada ainda em fevereiro de 2025 e uma segunda relação será publicada até o fim do ano, a depender das possibilidades de financiamento. Por isso, é importante que as cidades interessadas em participar enviem suas propostas o mais rápido possível para serem consideradas na lista inicial.
As cidades podem inscrever mais de um projeto. O CFF irá analisar todos os projetos enviados e, conjuntamente com a cidade proponente, irá trabalhar para viabilizar o apoio a um ou mais dos projetos enviados. A duração do apoio entre o CFF e as cidades selecionadas é de aproximadamente dois anos.
C40/CFF
O C40/CFF apoia as cidades na mobilização de financiamento para ações climáticas em nível municipal. Embora o CFF não forneça financiamento direto de projetos, a iniciativa fornece apoio para que as cidades disponham das ferramentas e da experiência necessárias para atrair investimentos.
De Mumbai a Medellín, de Durban a Dakar, o CFF fez parcerias com 30 cidades em 4 regiões, para desenvolver 38 projetos transformadores de infraestrutura climática urbana e alavancar mais de US$ 1 bilhão em financiamento climático. Ao vincular projetos de infraestrutura ao financiamento e fornecer às cidades o suporte contínuo e a experiência de que precisam, o CFF permite que as cidades transformem planos de ação climática resilientes e inclusivos em projetos reais que fazem uma diferença real na vida das pessoas.
Entrando em seu décimo ano de promoção da infraestrutura climática urbana, o C40/CFF garantiu compromissos de financiamento de acompanhamento da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), do Ministério Federal das Relações Exteriores da Alemanha (BMZ) e do Foreign and Commonwealth Office (FCDO) do Reino Unido. Esse financiamento permitirá que o CFF continue a apoiar as cidades na preparação de projetos de infraestrutura urbana equitativos e inclusivos.
Para mais informações, escreva para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..