Nos últimos dias 13 e 14 de agosto, a equipe da GIZ e do Ministério das Cidades (MCID) se reuniram em Brasília para o evento “A Cidade é o Caminho Para o Futuro: Conquistas e Novos Rumos para a Transformação Urbana”. A ocasião marcou o início da transição para uma nova fase da cooperação em projetos urbanos, uma vez que ambos os projetos Cidade Presente e ANDUS estão previstos para encerrar suas atividades até o fim de 2025.
Mais de 120 pessoas de diversas áreas e instituições, incluindo municípios, parceiros estratégicos e consultorias, estiveram presentes nos dois dias do evento para compartilhar experiências e celebrar os resultados atingidos ao longo do tempo de implementação dos projetos.
Por parte do MCID, participaram da abertura do evento o chefe da Assessoria Internacional, Embaixador Antônio da Costa e Silva, a Diretora de Sustentabilidade e Projetos Especiais da Secretaria Executiva, Alice Carvalho, o Diretor do Departamento de Mitigação e Prevenção de Risco da Secretaria Nacional de Periferias, Rodolfo Moura, e a Diretora de Estruturação do Departamento de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Cristiana Scorza. O Diretor do Departamento de Meio Ambiente Urbano da Secretaria Nacional de Meio Ambiente Urbano, Recursos Hídricos e Qualidade Ambiental, Maurício Guerra, representou o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA). Também participaram da abertura o Diretor Nacional da GIZ Brasil, Jochen Quinten, e a Ministra Conselheira da Embaixada da Alemanha Petra Schmidt.

Foto: Ju Coelho
A programação do primeiro dia do evento contou com painéis sobre Desenvolvimento Urbano Integrado, Soluções baseadas na Natureza (SbN) e justiça climática, além de momentos focados nas experiências de mentorias com os municípios parceiros de ambos os projetos. Também foram destaque uma feira de exposição sobre a estruturação de projetos municipais e uma mesa redonda com as lideranças comunitárias participantes da mentoria Mulheres Negras pelo Clima, do Projeto ANDUS.
No segundo dia de programação, os ministérios que participaram da implementação dos projetos de cooperação conversaram sobre o aspecto nacional da construção de políticas públicas. O painel foi seguido por uma mesa redonda sobre como fazer redes colaborativas funcionarem. Participaram da conversa parceiros estratégicos como a Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP), o Instituto Pólis, o WRI Brasil e a Rede Brasileira de Institutos de Planejamento (inREDE).
Em novembro de 2025, a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, também chamada de COP30, será sediada no Brasil, e o assunto não poderia ficar de lado. Tanto o MCID quanto representantes da ONU-Habitat, C40/CFF e KfW conversaram sobre expectativas para a conferência e como parcerias internacionais e multinível serão indispensáveis para o enfrentamento da emergência climática em nível global.
O evento se encerrou apontando caminhos para o futuro da atuação da GIZ Brasil em projetos ligados ao desenvolvimento urbano sustentável. Depois de uma apresentação sobre outras iniciativas da Cooperação que tratam do tema, foi realizada uma solenidade de assinatura do termo de compromisso para a implementação de dois novos projetos da Transformação Urbana: Cidade Presente 2 e Transição Justa na Mobilidade. O Embaixador Antônio da Costa e Silva, Alice Carvalho, Jochen Quinten e Petra Schmidt repetiram sua participação, dessa vez acompanhados também pelo Adido de Assuntos Ambientais e Climáticos da Embaixada da Alemanha, Timon Lepold.

Foto: Ju Coelho
Próximos passos
O encerramento dos projetos Cidade Presente e ANDUS não representa o fim da atuação da Cooperação Brasil-Alemanha na temática urbana, mas a transição para uma nova fase. Em vez de uma cerimônia de encerramento, o evento foi uma oportunidade de comunicar os avanços obtidos, alinhar os próximos passos com parceiros estratégicos e fortalecer o engajamento em torno do desenvolvimento urbano sustentável. A continuidade dessa atuação será garantida por meio de novos projetos que herdam os aprendizados acumulados, as redes, metodologias e estruturas desenvolvidas ao longo dos últimos anos.
Projetos ANDUS e Cidade Presente
Os projetos “Cidade Presente – Desenvolvimento Urbano Sustentável (DUS)” e ANDUS são implementados pela Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH no contexto da Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável. O Cidade Presente é uma parceria entre o Ministério das Cidades e Ministério Federal da Cooperação Econômica e do Desenvolvimento (BMZ) da Alemanha e o ANDUS, entre o Ministério das Cidades (MCID), o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e o Ministério Federal de Assuntos Econômicos e Energia (BMWE) da Alemanha como parte da Iniciativa Internacional para o Clima (IKI).