
Mas de 100 parceiros brasileiros participaram virtualmente em discussões na Alemanha sobre como implementar programas de apoio para desenvolvimento urbano sustentável.
A 14º Conferência Anual de Desenvolvimento Urbano da Alemanha aconteceu virtualmente nos dias 03 e 04 de maio organizado pelo Ministério Federal do Interior, Construção e Pátria da Alemanha (BMI). O evento teve como tema principal o aniversário de 50 anos do programa nacional de apoio para o desenvolvimento urbano na Alemanha (Städtebauförderung).
Durante os dois dias, parceiros brasileiros do governo federal, município, academia e sociedade civil passaram virtualmente pela Conferência que contou com tradução simultânea para o português. Nos espaços de debate, os participantes puderem discutir os temas apresentados dentro do contexto brasileiro. Coordenadora Geral da Secretaria Executiva do Ministério do Desenvolvimento Regional – MDR, Paula Nobrega, participou como palestrante em uma sessão sobre experiencias internacionais com programas de apoio para o desenvolvimento urbano com colegas da India, Africa do Sul e Alemanha. A participação aprofundou o diálogo e a cooperação entre Alemanha e Brasil.
SOBRE A STÄDTBAUFÖRDERUNG
O programa alemão de promoção do desenvolvimento urbano (Städtebauförderung) é um dos instrumentos mais importantes para o fomento de cidades mais sustentáveis e resilientes. Há 50 anos, o governo federal, juntamente com os estados federais, tem apoiado as cidades alemãs na eliminação das deficiências de desenvolvimento urbano e, assim, fortalecendo-os de forma sustentável ambientalmente, socialmente e economicamente. A indústria da construção local e artesãos também se beneficiam dos investimentos feitos com a ajuda do governo federal nas atualmente cerca de 6100 linhas de financiamento ao desenvolvimento urbano.
Esta modalidade permitiu a implementação de uma ampla gama de objetivos em diferentes programas que responderam aos mais diversos desafios do desenvolvimento urbano alemão e sua implementação se baseia nos seguintes princípios:
- A participação dos moradores e sua atuação em rede entre si;
- A ligação entre os diferentes níveis de ação e governo, dos bairros até a União Europeia;
- O agrupamento de recursos públicos e privados e a coordenação com outros programas de financiamento;
- A atuação direta em territórios específicos com prazos definidos; e
- Uma abordagem de aprendizagem e melhoria contínua acompanhado por pesquisas e estudos.
Para mais informações sobre a Städtebauförderung, acesse: https://www.staedtebaufoerderung.info/EN/home/home_node.html