Delegação brasileira participa do 16º Congresso Sobre a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano na Alemanha (NSP)

NSP2023 card

Entre os dias 12 e 16 de setembro, os Projetos ANDUS e Cidade Presente – Desenvolvimento Urbano Sustentável promoveram a visita técnica à Alemanha e à Áustria com os parceiras e parceiros brasileiros sobre o desenvolvimento urbano integrado, no âmbito do Programa de Transformação Urbana da GIZ Brasil.

A delegação participou da 16ª edição do Congresso sobre a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (Nationale Stadtentwicklungspolitik, NSP), realizado em 12 e 13 de setembro, nas cidades de Apolda e Jena. O NSP é um evento anual, promovido pelo Ministério Federal da Habitação, do Desenvolvimento Urbano e da Construção (BMWSB) da Alemanha. O tema deste ano foi "Conferência para o futuro Urbano-Rural – novos caminhos para uma cooperação melhor!". 

Além disso, todo o evento foi transmitido ao vivo, com tradução para o português, através da iniciativa do NSP na ReDUS.

Foi realizada também, entre 14 e 16 de setembro, uma visita de campo em Viena, na Áustria, onde os membros da delegação puderam conhecer experiências de planejamento urbano na prática, com foco em dois temas: Exemplos de desenvolvimento urbano integrado e resiliente ao clima e gênero e planejamento urbano.

A delegação brasileira era composta por representantes do Ministério das Cidades, do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, da Frente Nacional de Prefeitos e da GIZ Brasil, e por representantes dos municípios de Itapecuru Mirim (MA), Redenção (PA), Taquaritinga do Norte (PE), Recife (PE), Fortaleza (PE), São Gonçalo (RJ), Santo André (SP), Barcarena (PA), Nova Friburgo (RJ) e Campo Grande (MS).