Projeto ANDUS e Enap lançam 4ª Jornada de Inovação: Conheça as equipes selecionadas!

seleçãoRSU card

No último dia 25 de setembro, o Projeto ANDUS e a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) promoveram o lançamento da 4ª Jornada de Inovação "Cidades que Transformam". No evento, foram anunciadas as cinco cidades selecionadas para participar de uma jornada de oito meses em busca de soluções criativas e impactantes focadas na Gestão sustentável de resíduos sólidos urbanos (RSU).

Os selecionados foram Campo Grande (MS), Francisco Morato (SP), Pedra Branca do Amapari (AM), Santiago (RS) e o Consorcio Público de Manejo dos Resíduos Sólidos do Sertão de Inhamuns (CE).

Essas equipes foram selecionadas a partir de um processo seletivo realizado com mais 70 equipes de municípios e consórcios públicos intermunicipais, de 19 estados das cinco regiões do país. Ao longo da Jornada de Inovação, as equipes selecionadas terão a oportunidade de:

  • Receber apoio metodológico da Enap
  • Receber apoio técnico do Projeto ANDUS
  • Assistir palestras de especialistas em gestão sustentável de RSU
  • Participar de um processo estruturado e colaborativo para o desenvolvimento de uma solução inovadora
  • Conhecer agentes públicos de diferentes municípios
  • Compartilhar sua experiência 
  • Conhecer e usar as ferramentas do ProteGEEr
  • Conhecer e usar as ferramentas da GNova
  • Acessar conteúdos relevantes em diferentes formatos
  • Participar da ReDUS - Rede de Desenvolvimento Urbano Sustentável

A 4ª  edição do "Cidades que Transformam" é uma iniciativa da Enap em parceria com o Projeto ANDUS e a Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso). O Projeto ANDUS é uma cooperação técnica executada pelos Ministérios das Cidades e do Meio Ambiente e Mudança do Clima, em parceria com o Ministério Federal da Economia e Ação Climática (BMWK) da Alemanha, como parte da Iniciativa Internacional para o Clima (IKI).

A jornada é implementada pela Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH no contexto da Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável. Uma oportunidade imperdível para unir esforços em busca de um futuro mais sustentável para nossas cidades.

 ----

Além disso, a partir de 27 de setembro, uma série de webinários abertos ao público abordará a gestão sustentável de RSU. Esses eventos serão sempre às quartas-feiras, das 9h30 às 11h30, no canal da Enap no YouTube. Cada webinário será focado em um aspecto crucial da gestão de resíduos, com a apresentação de especialistas e ferramentas valiosas para os participantes. Confira os temas que serão abordados em cada um dos eventos:

WEBINÁRIO 1 (27 de setembro): Rotas tecnológicas e custos na gestão de RSU, com palestrantes Alaim de Paula e Heliana Katia Tavares Campos.

WEBINÁRIO 2 (4 de outubro): Planejamento e implementação da coleta seletiva, com Fátima Abreu e Ana Bárbara Zanella.

WEBINÁRIO 3 (11 de outubro): Redução de GEE no manejo de RSU, com Guilherme Gonçalves e Alaim de Paula.

WEBINÁRIO 4 (18 de outubro): Sustentabilidade financeira e consórcios de manejo de RSU, com Guilherme Gonçalves e Heliana Katia Tavares Campos.

WEBINÁRIO 1 

O primeiro webinário apresentará a ferramenta de Rotas tecnológicas e custos, que engloba todas as etapas e tecnologias de um gerenciamento integrado de RSU, e é o principal instrumento de planejamento para tomada de decisão disponível atualmente para os municípios brasileiros. No segundo momento, será feita a apresentação do Roteiro para encerramento de lixões, que objetiva apoiar a tomada de decisão no processo que envolve encerrar o lixão em um município ou consórcio.

Palestrantes: Alaim de Paula e Heliana Katia Tavares Campos 

Quando: 27 de setembro

Horário: 9h30 às 11h30

Clique aqui para assistir

WEBINÁRIO 2 

O segundo webinário irá apresentar o Roteiro para planejamento e implementação da coleta seletiva, o qual aborda orientações fundamentais para que o município esteja apto a planejar, implementar ou expandir seu sistema de coleta seletiva de maneira sustentável. Durante o evento, será apresentado também um manual de boas práticas, para difundir casos bem-sucedidos na gestão de resíduos sólidos urbanos.

Palestrante: Fátima Abreu e Ana Bárbara Zanella

Quando: 4 de outubro

Horário: 9h30 às 11h30

Clique aqui para assistir

WEBINÁRIO 3 

A temática do terceiro webinário irá abordar, no primeiro momento, a temática de redução de GEE no manejo de RSU. Serão apresentadas as ferramentas Calculadora de emissões no manejo de RSU e o Roteiro para redução de GEE no manejo de RSU. Ambas as ferramentas disponibilizam orientações para a tomada de decisão visando aprimorar o sistema de gestão de resíduos em um município, gerando também benefícios ao clima, com base nas escolhas de rotas tecnológicas que reduzem as emissões de GEE. A segunda parte do webinário abordará o tema do Roteiro para avaliação da produção de CDR, um documento que apresenta os passos para orientar o gestor público quanto à possibilidade de produção de CDR.

Palestrante: Guilherme Gonçalves e Alaim de Paula

Quando: 11 de outubro

Horário: 9h30 às 11h30

Clique aqui para assistir

WEBINÁRIO 4 

O quarto webinário abordará a sustentabilidade financeira do serviço público de manejo de RSU e a implementação de consórcios públicos de manejo de RSU. O Roteiro para a sustentabilidade tem como objetivo orientar sobre a implantação da política municipal de cobrança pelo serviço público de manejo de RSU, previsto no novo marco legal do saneamento e, juntamente com a ferramenta de cálculo da cobrança, possibilitam estimar o valor da taxa ou tarifa mais adequada para os serviços no seu município. Já o Roteiro para implementação de consórcios públicos de manejo de RSU fornece informações e diretrizes para os municípios que desejam buscar um sistema de gerenciamento centralizado na gestão de seus resíduos. 

Palestrante: Guilherme Gonçalves e Heliana Katia Tavares Campos

Quando: 18 de outubro

Horário: 9h30 às 11h30

Clique aqui para assistir

Para mais informações e para acompanhar os webinários, visite o canal da Enap no Youtube e siga a hashtag #CidadesQueTransformam nas redes sociais.