Projeto ANDUS anuncia mentoria para mulheres negras na Caravana das Periferias

mentoriamulheres card

Entre os dias 17 e 19 de novembro, foi realizado o lançamento e primeiro encontro da equipe do processo de mentoria “Mulheres Negras pelo Clima”, uma parceria firmada entre o Projeto ANDUS e a Secretaria Nacional de Periferias (SNP) do Ministério das Cidades (MCid). O foco da iniciativa será o trabalho com mulheres negras líderes de coletivos/organizações territoriais que atuam na melhoria ambiental, climática e sustentável das periferias urbanas de seus municípios, para o desenvolvimento de suas capacidades técnicas e de articulação política e institucional.

A ação foi oficialmente lançada durante a Caravana das Periferias de São Paulo, realizada no último dia 18, no Grajaú. O evento contou com falas de boas-vindas da coordenadora da Transformação Urbana da GIZ Brasil, Sarah Habersack, do Secretário Nacional de Periferias, Guilherme Simões, e do Deputado Federal de São Paulo Guilherme Boulos e da representante da Presidência da República Izadora Brito. O Ministro das Cidades Jader Filho não pôde estar presente, devido a problemas de saúde, mas participou do evento por meio de vídeo conferência e ressaltou a importância da Caravana.

Conheça as cinco lideranças negras e seus respectivos coletivos selecionados para o processo de mentoria:

  • Lília Melo: Cine Clube Terra Firme – Belém/PA
  • Kathleen Giovanna Araújo: Cozinha Solidária o Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST) do Sol Nascente – Brasília/DF
  • Simone da Silva: Coletiva Mulheres da Quebrada – Belo Horizonte/MG
  • Ana Claudia Barbosa: Comunidade Terra Prometida – São Paulo/SP
  • Leide Dayane Monteiro: Comunidade do Aratu – João Pessoa/PB

A programação do encontro com as cinco lideranças selecionadas começou na sexta-feira (17) com uma visita ao Jardim Lapenna, no extremo leste de São Paulo. Juntamente à equipe da SNP e do Projeto ANDUS, as mulheres conheceram o Galpão ZL, um projeto da Fundação Tide Setubal em parceria com a Sociedade Amigos do Jardim Lapenna. O espaço tem como objetivo ser um local com formações e ações que fomentem uma rede de inovação, transformação e empreendedorismo para a comunidade.

Ainda como parte do trabalho de campo, no domingo (19), foi realizada uma visita à Comunidade Terra Prometida, na região sul da capital paulista, onde reside e atua Ana Claudia Barbosa, uma das lideranças selecionadas. Após uma caminhada pelo território, a equipe da mentoria visitou o Ateliê Mulheres de Força, onde as mulheres da comunidade produzem tapetes artesanais para venda e encomendas.

Durante os próximos 10 meses, as lideranças contarão com assistências, online e presenciais, de uma consultoria especializada e da equipe técnica formada pelo MCid e pela GIZ para a construção de propostas de Planos Populares focados na resiliência climática de seus territórios, além do apoio para viabilizar intervenções concretas de Soluções Baseadas na Natureza (SbNs) em seus territórios.