Projeto ANDUS visita Campo Grande/MS em primeira missão de campo da mentoria sobre Resíduos Sólidos Urbanos

RSUcampogrande card

Entre os dias 20 e 24 de novembro, a equipe do projeto ANDUS e do Ministério das Cidades (MCid) esteve em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, para uma visita técnica da 4ª Jornada de Inovação "Cidades que Transformam".

A missão marcou o início das visitas de campo da mentoria em gestão sustentável de resíduos sólidos urbanos, na qual Campo Grande é uma das cidades participantes. Até janeiro de 2024, as cidades de Francisco Morato (SP), Pedra Branca do Amapari (AM), Santiago (RS) e o Consorcio Público de Manejo dos Resíduos Sólidos do Sertão de Inhamuns (CE) também receberão visitas da equipe técnica.

A programação contou com visitas à Usina de Triagem de Resíduos Sólidos (UTR), ao Aterro Sanitário Dom Antônio Barbosa II e ao Ecoponto Panamá, e as equipes do ANDUS e do MCid participaram de reuniões no Conselho Municipal de Meio Ambiente (CMMA), na Conselho Municipal da Cidade (CMDU) e Câmara Municipal de Campo Grande.

Também foi realizada, em 21 de novembro, na Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano (Planurb), uma oficina participativa para nivelamento de informações e engajamento dos diversos atores e segmentos que estarão envolvidos no processo de mentoria.

As informações e insumos coletados serão ponto de partida para a próxima etapa da mentoria, que começa em janeiro de 2024, na qual as equipes irão desenhar soluções em conjunto com a Enap e com o projeto ANDUS. Acompanhe a iniciativa pela plataforma ReDUS.

4ª Jornada de Inovação 

A 4ª edição do "Cidades que Transformam" é uma iniciativa da Escola Nacional de Administração Pública (Enap) em parceria com o projeto ANDUS e a Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso). O projeto ANDUS é uma cooperação técnica executada pelos Ministérios das Cidades e do Meio Ambiente e Mudança do Clima, em parceria com o Ministério Federal da Economia e Ação Climática (BMWK) da Alemanha, como parte da Iniciativa Internacional para o Clima (IKI). A jornada é implementada pela Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH no contexto da Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento