Projeto ANDUS visita o Sertão de Inhamuns/CE e participa da 2ª Conferência Regional de Manejo dos Resíduos Sólidos do Sertão de Inhamuns

SertãoRSU card

Entre os dias 04 e 08 de dezembro, a equipe do projeto ANDUS e do Ministério das Cidades (MCid) visitou os 5 municípios do Sertão de Inhamuns - Parambu, Tauá, Quiterianópolis, Aiuaba e Arneiroz - no Ceará, para uma visita técnica da 4ª Jornada de Inovação "Cidades que Transformam".

A missão foi a segunda das cinco visitas de campo da mentoria em gestão sustentável de resíduos sólidos urbanos, na qual o Consórcio Publico de Manejo dos Resíduos Sólidos do Sertão de Inhamuns (CPMRS-SI) é uma das equipes participantes.

A programação contou com visitas às Associações de Catadores e Catadoras de materiais recicláveis, aos locais previstos para implantação das Centrais Municipais de Resíduos (CMRs), aos respectivos órgãos municipais responsáveis pela gestão ambiental e manejo de resíduos e aos locais de disposição de rejeitos. As equipes do ANDUS e do MCid participaram ainda de uma Assembleia Ordinária do Consórcio CPMRS-SI na qual debateram com as autoridades da reunião os desafios e oportunidades para gestão regionalizada de resíduos urbanos.

Também foi realizada nessa oportunidade pelo Consórcio CPMRS-SI, em 07 de dezembro, a 2ª Conferência Regional de Manejo dos Resíduos Sólidos do Sertão de Inhamuns, que contou com a presença de representantes das 5 administrações municipais, das associações de catadores e catadoras, do setor privado, de escolas regionais e de demais consórcios da Região Nordeste.

As informações e insumos coletados serão ponto de partida para a próxima etapa da mentoria, que começa em janeiro de 2024, na qual as equipes irão desenhar soluções em conjunto com a Enap e com o projeto ANDUS. Acompanhe a iniciativa pela plataforma ReDUS.

4ª Jornada de Inovação

A 4ª edição do "Cidades que Transformam" é uma iniciativa da Escola Nacional de Administração Pública (Enap) em parceria com o projeto ANDUS e a Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso). O projeto ANDUS é uma cooperação técnica executada pelos Ministérios das Cidades e do Meio Ambiente e Mudança do Clima, em parceria com o Ministério Federal da Economia e Ação Climática (BMWK) da Alemanha, como parte da Iniciativa Internacional para o Clima (IKI). A jornada é implementada pela Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH no contexto da Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento.