Projeto ANDUS visita Santiago/RS para a mentoria de gestão sustentável de Resíduos Sólidos Urbanos

SantiagoRSU card

Entre 4 e 8 de dezembro, a equipe do projeto ANDUS e do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) esteve no município de Santiago, no Rio Grande do Sul, para uma visita técnica da 4ª Jornada de Inovação "Cidades que Transformam".

A missão foi a terceira das cinco visitas de campo da mentoria de gestão sustentável de resíduos sólidos urbanos. Durante a Jornada, que acontecerá até meados de 2024, cinco equipes municipais recebem apoio para desenhar soluções locais nesse tema.

A equipe visitou a central de transbordo, o aterro sanitário municipal de Santiago e os galpões de triagem das associações de catadoras/es, fez reuniões com as lideranças das associações e com representantes do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Vó Angela para discutir o contexto socioeconômico das pessoas catadoras do bairro de Ana Bonato.

Além disso, a equipe realizou reuniões com o prefeito e representantes das Secretarias de Meio Ambiente, de Obras, de Esporte e Lazer, de Desenvolvimento Econômico, de Desenvolvimento Social e da Fazenda e conheceu os programas socioambientais do município.

Também foram feitas reuniões com representantes do Conselho Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (COMPROMAS), com a Secretaria de Meio Ambiente do Estado do Rio Grande do Sul e com o Consórcio Intermunicipal da Região Centro (CIRC), do qual Santiago e outros 31 municípios do estado fazem parte.

Nas conversas, as equipes debateram a potencialidade de replicação e durabilidade das iniciativas já em andamento no município e os desafios que enfrentam, como a informalidade de catadoras/es e os impactos da concessão de manejo de resíduos, contratada pelo Consórcio.

Santiago se destaca por suas iniciativas de educação ambiental. A cidade possui dois programas de economia circular que utilizam moedas sociais – o “Pila Verde” e o “Pila Azul” – para incentivar a separação e descartes corretos de resíduos sólidos pela população.

O Pila Verde é adquirido através da troca de resíduos orgânicos domésticos e utilizado como moeda na compra de produtos de agricultura familiar das feiras da cidade. O resíduo trocado é encaminhado para compostagem e o composto é vendido num preço mais acessível para as famílias produtoras.

Já o Pila Azul, parceria entre a Secretaria de Meio Ambiente e a Secretaria de Esportes e Lazer, é a moeda adquirida na troca de recicláveis, e é utilizada para comprar horários em quadras e ginásios esportivos do município, além da participação em campeonatos.

4ª Jornada de Inovação 

A 4ª edição do "Cidades que Transformam" é uma iniciativa da Escola Nacional de Administração Pública (Enap) em parceria com o projeto ANDUS e a Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso). O projeto ANDUS é uma cooperação técnica executada pelos Ministérios das Cidades e do Meio Ambiente e Mudança do Clima, em parceria com o Ministério Federal da Economia e Ação Climática (BMWK) da Alemanha, como parte da Iniciativa Internacional para o Clima (IKI). A jornada é implementada pela Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH no contexto da Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento.