Projeto ANDUS visita Pedra Branca do Amapari/AM e conhece projeto municipal de compostagem

PedraBrancaRSU card

Entre os dias 11 e 14 de dezembro, as equipes do projeto ANDUS e do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) estiveram no município de Pedra Branca do Amapari, no Amapá, como parte das atividades da 4ª Jornada de Inovação "Cidades que Transformam".

A missão de campo fez parte do cronograma de visitas técnicas às cinco cidades selecionadas para uma mentoria em gestão sustentável de resíduos sólidos urbanos. Em Pedra Branca do Amapari, o projeto selecionado foi o “Composta Amapari”, cujo objetivo é promover a compostagem de lixo orgânico, visando a sustentabilidade ambiental e a redução da quantidade de resíduos destinados à aterros sanitários.

A programação construída pela equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMAB) do município foi intensa. Além de reuniões realizadas com a prefeita Beth Pelaes, o vice-prefeito Marcelo Pantoja e a qualificada equipe técnica da SEMAB, as atividades desenvolvidas durante a semana tiveram diversos tipos e finalidades diferentes.

Um dos focos do projeto “Composta Amapari” são ações de educação ambiental e a SEMAB tem uma parceria com algumas escolas do município. Durante a visita, a equipe técnica participou de uma atividade teatral na escola ribeirinha Manuel Raimundo de Souza para levar o tema da coleta seletiva e da compostagem às crianças. Também foram visitadas a Escola Família Agrícola da Perimetral Norte e a Escola Municipal Josefa Nery da Costa, que tem sua própria composteira.

Alguns comerciantes locais fazem parte do projeto e entregam seus resíduos orgânicos para a prefeitura, que estimula a participação oferecendo adubo orgânico e mudas de plantas. A equipe da visita técnica acompanhou a rota da coleta seletiva, que passou por um mercado e uma padaria, com destino a um grande pátio de compostagem.

Foi realizada também uma reunião ampliada com a participação de diversos setores da comunidade de Pedra Branca do Amapari, como entidades religiosas, culturais, associações e cooperativas. O objetivo do encontro foi estimular a participação da sociedade no tratamento de resíduos sólidos e coletar insumos para melhorar a adesão popular no projeto “Composta Amapari”.

Para finalizar a programação da semana, a equipe técnica visitou a aldeia indígena Wajãpi para uma conversa sobre a gestão do resíduos e como a prefeitura poderia contribuir para o aprimoramento das medidas de preservação e sustentabilidade naquele território.

Veja Mais

A prefeitura de Pedra Branca do Amapari produziu um vídeo sobre a visita. Clique aqui e assista. Conheça também o vídeo promocional do projeto “Composta Amapari”.

4ª Jornada de Inovação

A 4ª edição do "Cidades que Transformam" é uma iniciativa da Escola Nacional de Administração Pública (Enap) em parceria com o projeto ANDUS e a Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso). O projeto ANDUS é uma cooperação técnica executada pelos Ministérios das Cidades e do Meio Ambiente e Mudança do Clima, em parceria com o Ministério Federal da Economia e Ação Climática (BMWK) da Alemanha, como parte da Iniciativa Internacional para o Clima (IKI). A jornada é implementada pela Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH no contexto da Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento.